Verificar e entender o Índice de qualidade

Verificar e entender o Índice de qualidade

O Índice de qualidade de 1 a 10 atribuído a cada palavra-chave na sua conta é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios e páginas de destino acionados pela palavra-chave em questão. Ter um Índice de qualidade alto significa que nossos sistemas consideram seu anúncio e página de destino relevantes e úteis para alguém que visualiza seu anúncio. Você pode descobrir qual é o Índice de qualidade de qualquer uma das suas palavras-chave.

Exemplo

Digamos que você tenha um website especializado em meias, e Samuel, um cliente, está em busca de meias listradas. Não seria ótimo se Samuel digitasse "meias listradas" na Pesquisa do Google, visse seu anúncio s meias listradas, clicasse nele, acessasse sua página e comprasse alguns pares cheios de estilo?

Exemplo de anúncio

O que aconteceria se, por outro lado, Samuel simplesmente visse um anúncio sobre "meias" ou "roupas", especialmente se ele o visse junto com um anúncio sobre "meias listradas" de um concorrente?

No primeiro caso, o cliente pesquisa e encontra exatamente o que ele está procurando. Essa situação é o que consideramos uma boa experiência de usuário e o que pode fazer você conseguir um Índice de qualidade alto. Além disso, anúncios relevantes tendem a receber mais cliques, ser exibidos em uma posição superior e proporcionar os melhores resultados.

Como verificar seu Índice de qualidade

É possível encontrar seu Índice de qualidade na guia Palavras-chave. Existem duas formas de verificar seu Índice de qualidade, conforme mostrado a seguir.
Execute um diagnóstico de palavras-chave:
  1. Clique na guia Campanhas, na parte superior da página.
  2. Selecione a guia Palavras-chave.
  3. Clique no balão de diálogo brancoBalão de reprovação de anúncio, próximo ao status de qualquer palavra-chave, para ver detalhes sobre o Índice de qualidade daquela palavra-chave. Você poderá ver as classificações de taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino.

Outra forma de ver seu Índice de qualidade é ativando a coluna "Índ. de qual.":
  1. Clique na guia Campanhas, na parte superior da página.
  2. Selecione a guia Palavras-chave.
  3. Localize a coluna Índice de qualidade na tabela de estatísticas. Se essa coluna não estiver presente na sua tabela, adicione-a da seguinte forma:
    • Clique no menu suspenso Colunas na barra de ferramentas acima da tabela de estatísticas.
    • Selecione Modificar colunas.
    • Selecione Atributos.
    • Clique em Adicionar ao lado de Índice de qualidade.
    • Clique em Salvar.
 

Cada palavra-chave recebe um Índice de qualidade em uma escala de 1 a 10, em que 1 é o resultado mais baixo e 10 é o mais alto. Lembre-se de que o objetivo do Índice de qualidade é oferecer uma ideia geral da qualidade dos seus anúncios, mas ele não considera os fatores do momento do leilão, como o horário do dia, os termos de pesquisa reais, o tipo de dispositivo, a preferência de idioma ou o local de um usuário. Da mesma forma, os componentes do Índice de qualidade que você vê na sua conta [taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês) esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino, cada qual com uma estimativa descritiva, como "média" ou "acima da média"] também não consideram os fatores do momento do leilão.

Em vez disso, cada vez que um dos seus anúncios concorre no leilão, o Google AdWords avalia em tempo real a CTR esperada, a relevância do anúncio e a experiência na página de destino que, juntamente com seu lance e outros fatores, geram uma pontuação chamada de classificação do anúncio. É essa classificação do anúncio do momento do leilão (não as estimativas de Índice de qualidade que você vê na sua conta) que determina se e onde seu anúncio é exibido na página.

Como os componentes do Índice de qualidade afetam a classificação do anúncio

Toda vez que alguém faz uma pesquisa que aciona um anúncio que concorre em um leilão, nós calculamos uma classificação do anúncio. Esse cálculo incorpora seu lance, as avaliações do momento do leilão da CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino, além de outros fatores. Para determinar os componentes de qualidade do momento do leilão, analisamos vários fatores diferentes. Ao aprimorar os fatores a seguir, você pode ajudar a melhorar os componentes de qualidade da sua classificação do anúncio:
  • A CTR esperada do seu anúncio: baseia-se, em parte, no histórico de cliques e impressões do anúncio (excluindo fatores como a posição, extensões e outros formatos que possam ter afetado a visibilidade de um anúncio em que alguém clicou anteriormente)
  • A CTR anterior do seu URL de visualização: o histórico de cliques e impressões que seu URL de visualização recebeu
  • A qualidade da sua página de destino: qual é a relevância, transparência e facilidade de navegação da sua página
  • A relevância do seu anúncio para a pesquisa: qual é a relevância do texto do anúncio para o que uma pessoa pesquisa
  • Desempenho geográfico: o desempenho da sua conta nas regiões segmentadas
  • Seus dispositivos segmentados: o desempenho dos seus anúncios em diferentes tipos de dispositivos, como computadores/notebooks, celulares e tablets

Como a qualidade do anúncio afeta você

Os componentes de qualidade da classificação do anúncio são usados de várias maneiras diferentes e podem afetar os seguintes itens na sua conta:
  • Qualificação para o leilão de anúncios: componentes de qualidade melhores normalmente fazem com que seus anúncios entrem nos leilões de forma mais fácil e barata. Nossas métricas de qualidade do anúncio também ajudam a determinar se seu anúncio está qualificado para exibição.
  • Seu custo por clique (CPC) real: anúncios de maior qualidade geralmente levam a CPCs mais baixos. Isso significa que você paga menos por clique quando a qualidade dos seus anúncios é maior.
  • Posição do anúncio: anúncios de maior qualidade levam a posições de anúncios melhores, o que significa que eles podem ser exibidos em posições superiores na página.
  • Estimativas de lance para posição do anúncio da sua palavra-chave: anúncios de maior qualidade são normalmente associados a valores mais baixo de estimativa de lance de primeira página, estimativa de lance na parte superior da página e estimativa de lance para primeira posição. Isso significa que é mais provável conseguir exibir seus anúncios na primeira página dos resultados de pesquisa quando eles têm componentes de alta qualidade (CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino).
  • Qualificação para usar extensões e outros formatos de anúncio: alguns formatos de anúncio exigem uma qualidade mínima dos anúncios para que eles sejam. Além disso, a classificação do anúncio determina se ele está ou não qualificado para exibição com extensões de anúncio e outros formatos de anúncio, como sitelinks. Como a classificação do anúncio é uma função dos componentes do Índice de qualidade, anúncios de melhor qualidade podem aumentar a probabilidade de serem exibidos com extensões e outros formatos.
Em resumo, anúncios de maior qualidade geralmente resultam em custos mais baixos e posições de anúncio melhores. O sistema do Google AdWords funciona melhor para todos (anunciantes, clientes, editores e até mesmo para o Google) quando os anúncios que exibimos são relevantes, correspondendo melhor ao que os clientes estão procurando. Os anúncios relevantes tendem a receber mais cliques, a ser exibidos em uma posição superior e a proporcionar os melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Kelly Ribeiro - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo